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Registros recuperados : 12 | |
4. | | DANTAS JÚNIOR, A. M. M.; SANTOS, N. L. da S.; LIMA, I. M. de M.; PANIZZI, A. R. Aspectos do desenvolvimento de Neomegalotomus parvus (Westwood, 1842) (Hemiptera: Alydidae) em Macroptilium atropurpureum Urb. (Leguminosae: Papilionoideae), em laboratório. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008. 1 CD-ROM. Resumo n. 13-1. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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6. | | BARBOSA, F. R.; GONZAGA, A. C. de O.; QUINTELA, E. D.; LIMA, I. M. de; GASPARETTO, C. A. Estudo comparativo entre o nível populacional de pragas do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), na bordadura e no interior da parcela, em manejo integrado de pragas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 23., 2010, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de Entomologia, 2010. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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7. | | PEREIRA, V. L. A.; SILVA, V. M. da; LIRA, M. de A.; AZEVEDO, A. R. de; ARRUDA, F. de A. V.; ALVES, A. A.; LIMA, I. M. de. Composicao quimico-bromatologica das sobras do "mulch" e feno do sabia (Mimosa caesalpiniifolia Benth.), sem e com aculeos. In: REUNIAO ANUAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 36., 1999, Porto Alegre RS. Resumos... Porto Alegre: SBZ, 1999. p. 29 Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
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8. | | TRÊS, E. F.; GONZAGA, A. C. de O.; BARBOSA, F. R.; LIMA, I. M. de; GASPARETTO, C. A.; SATO, L. M.; CAMPOS, F. T. Artrópodes-pragas e predadores (Arthropoda) associados à cultura do feijoeiro na região de Cristalina-GO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 23., 2010, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de Entomologia, 2010. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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9. | | LIMA, I. M. de O.; SILVA JUNIOR, J. S.; COSTA, E.; CARDOSO, E. D.; BINOTTI, F. F. da S.; JORGE, M. H. A. Diferentes substratos e ambientes protegidos para o crescimento de mudas de maracujazeiro amarelo doce. Revista de Agricultura Neotropical, Cassilândia, v. 3, n. 4, p. 39-47, out./dez. 2016. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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10. | | NUNES, J. F.; LIMA, I. M. de M.; ARAÚJO, M. T. de; TRALDI, A. de S.; SOUZA, O.; RANGEL, J. H. de A.; RIBEIRO, I. M. da S.; PESSOA, A. L. P.; TABOSA, J. H. C.; CÂNCIO, C. R. B. Produção de caprinos leiteiros: recomendações técnicas. Maceio: EPEAL; CODEVASF, 1985. 85 p. il. Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Semiárido. |
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11. | | BARBOSA, F. R.; GONZAGA, A. C. de O.; SILVEIRA, P. M. da; SILVA, C. C. da; QUINTELA, E. D.; LOBO JUNIOR, M.; COBUCCI, T.; LIMA, I. M. de; GASPARETTO, C. A.; PRADO, L. de S.; SATO, L. M. Validação do sistema de produção integrada do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) na região central brasileira. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2010. 8 p. (Embrapa Arroz e Feijão. Circular técnica, 87). Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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12. | | BARBOSA, F. R.; SILVEIRA, P. M. da; SILVA, C. C. da; GONZAGA, A. C. de O.; QUINTELA, E. D.; LOBO JUNIOR, M.; LIMA, I. M. de; GASPARETTO, C. A.; PRADO, L. de S.; SATO, L. M. Unidades piloto do sistema de produção integrada de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) em plantios irrigados. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 11.; SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA, 3., 2009, Petrolina. Produção integrada: base de sustentabilidade para a agropecuária brasileira: resumos... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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Registros recuperados : 12 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/09/2006 |
Data da última atualização: |
07/08/2018 |
Autoria: |
AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
O sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco: reflectindo sobre a experiência de chico mendes II e nova canaã em tracunhaém, PE. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
2006. |
Páginas: |
142 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. |
Conteúdo: |
Este trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos foram capazes de promover e aumentar o poder de barganha, contraposição e reivindicação destes grupos, com vistas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental local de forma mais harmoniosa. MenosEste trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos fora... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Capital Social; Educação Popular; Empoderamento; Reflect-Ação. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181060/1/Cristhiane-Amancio.pdf
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Marc: |
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